Funções do controle remoto de ar-condicionado split

Funções do controle remoto de ar-condicionado split
Postado em: 19/09/2018 as 4:28:23

Funções do controle remoto de ar-condicionado split

Neste post você vai ler sobre:

  • Funções básicas;
  • Funções avançadas;
  • Ícones;

Os ares-condicionados do tipo split são conhecidos, principalmente, por sua comodidade e conforto, e o controle remoto, com suas várias funções, facilita a vida do usuário.  Você pode até pensar “que bom seria se o controle do ar tivesse somente o botão LIGA/DESLIGA“. Mas, conforme os condicionadores de ar foram evoluindo, mais funções foram adquirindo e, consequentemente, mais botões o controle remoto ganhou (para nossa alegria).

Muitos consumidores têm dúvidas a respeito do manuseio do controle remoto do ar-condicionado. Neste post iremos explicar as principais funções do controle remoto para que você não tenha dificuldades na hora de programar o seu ar-condicionado.

Lembramos que algumas informações, como o símbolo das funções (refrigerar, aquecer, etc), podem mudar de acordo com a marca e fabricante. No entanto, as funções serão basicamente as mesmas.

Abaixo você vai conferir ilustrações retiradas de manuais contendo símbolos, ou palavras que aparecem no display do controle remoto quando você pressiona alguma tecla. De novo lembramos: os símbolos, palavras, disposição das teclas etc podem mudar de acordo com cada marca e fabricante.

Breve resumo das funções

On: Liga
Off: desliga
Mode / Modo: seleciona a função desejada (é preciso pressionar essa tecla várias vezes para escolher cada função. Conforme você vai pressionando esta tecla, o modo de operação vai mudando.
Swing: aciona o movimento das aletas (direcionamento do fluxo de ar).
Fan: aciona as velocidades do ventilador. A velocidade selecionada funciona nos modos quente e frio.

Manual básico de funcionamento do controle remoto

Funções representadas por símbolos

Funções representadas por palavras

Para diminuir ou aumentar a temperatura:

Setas para cima e para baixo ou para um lado e para o outro selecionam a temperatura desejada, o horário na função clock e o timer. Os botões + e -, como o de baixo, possuem a mesma função.

A função de desumidificar geralmente é representada pelo desenho de uma ou mais gotas. Ao acionar a função você estará enviando o comando de retirada de umidade do ambiente onde o ar-condicionado está instalado. Esta função é selecionada através da tecla MODE.

A função de desumidificar geralmente é representada pelo desenho de uma ou mais gotas. Ao acionar a função você estará enviando o comando de retirada de umidade do ambiente onde o ar-condicionado está instalado. Esta função é selecionada através da tecla MODE.

Funções diferenciadas dos controles

Passou o tempo em que o controle do ar-condicionado servia apenas para mudar a temperatura. Hoje, as fabricantes vêm desenvolvendo funções especiais, que agregam valor, principalmente para os Splits. Lembrando que a presença destes botões varia conforme cada marca e modelo. Eles não são obrigatórios, mas são considerados funcionalidades “adicionais” que oferecem maior conforto ao usuário.

Silencioso – para quem se incomoda com os ruídos produzidos pelo aparelho, esta é uma boa alternativa. Ao acionar o botão, o fluxo de ar da unidade interna é reduzido, de maneira que a densidade de ruídos diminui. É importante lembrar que quando esta função está ativa o desempenho do aparelho também é reduzido, então a dica é utilizá-lo apenas enquanto está no ambiente. O botão está disponível nos controles das marcas Fujitsu (Quiet), Daikin (Silencio Noturno) e Gree (Silencioso).

Turbo – utilizado para resfriar rapidamente o ambiente. Quando acionado, o aparelho opera na velocidade de ventilação máxima. Além disso, a temperatura é ajustada automaticamente para os 18ºC por 30 minutos, a fim de garantir melhor desempenho de refrigeração. Marcas como a Consul, Electrolux, Elgin (Hi Power), Midea, Samsung e LG (Jet Cool) possuem este botão.

Sleep – é comum que no verão as pessoas tenham dificuldade para dormir, devido às altas temperaturas. E é durante a noite que o uso do aparelho aumenta, junto com os gastos com eletricidade. Para isso, fabricantes criaram uma função que melhora a noite de sono. Ao acionar o botão, ele baixa a temperatura inicialmente numa temperatura favorável para relaxar. Depois, de maneira gradual, ele aumenta a temperatura para relaxar o corpo e ajudar o usuário a ter um sono profundo. Por fim, a temperatura se mantém para que na hora de acordar você esteja refrescado. Além disso, ao utilizar a função, o consumo de energia diminui até 36%. Esta função está disponível nos produtos da Samsung (Good’sleep), Electrolux (Eco), Midea (Sleep) e a Consul (Sono bom).

Autolimpeza – para evitar o acúmulo de sujeiras e bactérias no ar, é necessário que o aparelho passe por uma limpeza. Para ajudar no processo, algumas fabricantes criaram este botão, que impede o acúmulo de umidade, acabando com a proliferação de agentes poluentes do ar. Esta opção deve ser ativada enquanto estiver no modo refrigeração (Cool) ou aquecimento (Heat). Ele também ajuda a diminuir odores causados pela unidade interna. Está disponível nos modelos da Gree (Blow), Electrolux e LG (Auto Cleaning).

Energy-Saving – como fazer para que o seu split tenha melhor desempenho e menor consumo de energia? Uma opção é o modo energy-saving. Disponível nos novos modelos da LG, o aparelho se ajusta efetivamente à temperatura de conforto e se mantém neste estado. Ela também aciona a operação desumidificação, para manter a qualidade do ar interior.

Apagar visor – mais uma forma de economizar energia, com esta opção é possível desligar o visor do aparelho enquanto ele estiver em funcionamento. O botão é encontrado em alguns modelos da Consul.

Veja um vídeo abaixo explicando as funções básicas do controle e como testar se o seu controle está funcionado corretamente.

Precisa de manutenção, instalação ou limpeza ? entre em contato clicando aqui.

Categorias:
Ar Condicionado
Tags: