Faça você mesmo a limpeza do seu ar condicionado

Faça você mesmo a limpeza do seu ar condicionado
Postado em: 02/10/2018 as 4:17:44

Faça você mesmo a limpeza do seu ar condicionado

Como limpar seu Ar Condicionado

Se você tem um ar condicionado em casa e não sabe mais imaginar a vida sem ele, especialmente em dias quentes, saiba que essa sintonia pode ser interrompida se você é daqueles que só sabe ligar e curtir o ventinho. Descuidar da limpeza e manutenção dos condicionadores de ar acarretam não só em problemas para a máquina, mas também para a sua saúde. Nós da HQ vamos te dar dicas preciosas para manter seu equipamento sempre em boas condições de uso.

A Importância da Limpeza e Manutenção

Primeiramente, entenda porque a limpeza e manutenção do ar condicionado são tão importantes.

Economia de Energia

Quando se fala em ar condicionado, pensamos logo na conta de luz bem mais cara, parece inevitável. Evite esse susto na conta usando moderadamente e fazendo a limpeza e manutenção preventiva, pois o aparelho ‘trabalha mais” quando está sujo e acaba sobrecarregando o compressor para resfriar o ambiente, consumindo mais energia elétrica.

Vida Útil

Independentemente se é de uso continuo ou não, o ar condicionado terá sua vida útil prolongada quando a limpeza está em dia, evitando o acumulo de poeira e outros micro-organismos que causam ferrugem e corrosão do aparelho.

A sujeira diminui a eficácia do aparelho obstruindo filtros, turbinas e serpentinas, e essa é uma das causas mais comuns de pane na máquina.

Atenção com a Saúde

Fungos, bactérias e outros poluentes se acumulam na poeira do ar que volta para o aparelho e aí, sem a limpeza, é seu corpo que sofre com problemas alérgicos, pele ressecada e dores de cabeça.

Como Fazer a Limpeza de Filtro do Ar Condicionado

A limpeza deve ser feita pelo menos uma vez por mês. Mesmo que você não faça uso constante do aparelho, a frequente limpeza é importante e não deve ser ignorada, um equipamento se muito uso pode acumular fungos e bactérias, manter sua higienização e fazer a manutenção específica semestral junto à um técnico especializado é essencial.

 

Ar Condicionado de Janela (ACJ)

Você mesmo poderá fazer a limpeza simples do filtro.

Veja como limpar o ar condicionado de janela

Lembre-se, a cada 06 meses solicite a higienização específica de um técnico, faça o orçamento clicando AQUI.

 Ar Condicionado Split

Diferente dos cuidados do ar-condicionado de janela, os filtros do Split requer mais minucia e atenção.

Atenção na hora de limpar o aparelho

É aconselhável, uma vez ao ano, a visita de um profissional qualificado para uma limpeza mais eficiente da condensadora e serpentinas, utilizando spray e detergentes específicos.  Isso evita problemas maiores causados pelo mau uso, conte com a HQ para isto, clique aqui e solicite um orçamento.

Atenção:

  1. Nunca utilize água acima de 40 ° para lavar os filtros. Isso pode danificar o material;
  2. O modo de remoção do painel é diferente para cada modelo, antes de arriscar uma abertura forçada, leia o manual de instruções de como fazê-lo corretamente;
  3. Jamais ligue o ar-condicionado novamente sem a recolocação dos filtros!
  4. Se o aparelho apresentar entupimento devido à sujeira, não tente uma limpeza mais complexa, chame o profissional.

Gostou das dicas? Para mais dicas, sugestões e orçamento, entre em contato.

Categorias:
Sem categoria
Tags: